sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quadrado

Uma área de lazer às margens do canal São Gonçalo


O Quadrado é um cais em formato quadrangular, localizado na zona portuária de Pelotas, utilizado a princípio para atracar barcos dos moradores das proximidades, atualmente servindo também como opção de entretenimento, tendo como público alvo a comunidade local.
A melhor forma de chegar a ele, é utilizando a Rua Cel. Alberto Rosa, rua de chão batido, nas proximidades do Quadrado, cujo acesso ainda é muito precário. Nas doquinhas como antigamente era conhecido o lugar, residem várias famílias e encontramos estampados em alguns muros grafitis que dão mais cor e vida ao local.
Extensa área de paisagem singular, simples e rústica, onde a tranquilidade faz parte da rotina do ambiente. Barcos atracados e ornamentos complementam essa atmosfera, tudo em sintonia com o ambiente. Lugar ideal para refletir, para quem busca contato com a natureza, ar livre, paz, sol e a bela vista, enfim, um lugar para todos os gostos. Mesmo com uma estrutura ainda básica, não diminui em nada a magnitude do local.
A área passou por reformas e foram notadas melhoras efetivas como novos ornamentos, pintura nas estruturas, banheiros foram instalados, boa iluminação, churrasqueiras, bancos, lixinhos por toda a extensão, cancha de futebol, incluindo uma pracinha para as crianças e um bar.
É comum encontrarmos barcos percorrendo estas águas ou praticantes do remo, pois o Clube de Natação e Regatas fica próximo dali. Muitas vezes visualizei as acrobacias das aves que buscam seu alimento no canal, tartarugas com seus pescoços esticados em busca do sol, peixes que através de seus saltos mostram–se integrantes daquele cenário.
O visitante pode visualizar uma placa de conscientização para preservação dos recursos naturais existentes. O local também é frequentado por pescadores amadores.
A vista do canal, a ponte que liga a cidade de Pelotas-Rio Grande e ponte férrea são também atrativos do local.
Frequento o lugar e sempre levo comigo a câmera, tomo o meu chimarrão e adoro acompanhar o por do sol. Acabo relaxada e em paz. Só quem conhece este recanto peculiar de nossa cidade sabe do que estou falando. Considero um privilégio ter um lugar bacana e tão perto do centro da cidade, para aliviar o estresse do dia- a- dia.
A meu ver, o lugar pode melhorar ainda mais. Seria interessante que as autoridades locais disponibilizassem barcos para passeios, investissem na estrutura de acesso e arborizassem o ambiente tornando o local mais aprazível, aproveitando a já existente beleza natural.
Para quem não conhece, vale a pena visitar! Deixo a dica. Super beijo e até a próxima!




SATOLEP-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário