sábado, 15 de maio de 2010

Turismo Religioso – Catedral Anglicana do Redentor

A Catedral do Redentor, conhecida também como “Igreja Cabeluda”, importante cartão postal de Pelotas, ganhou esse apelido devido ao fato de ser coberta por uma videira selvagem, planta originária dos Estados Unidos, que muda de cor conforme as estações do ano. Sua coloração vai do verde ao cinza, passando pelo vermelho e roxo, perdendo as folhas no verão. Esta particularidade aliada à belíssima arquitetura, desperta a atenção das pessoas que passam pelo local.
O templo embeleza a Rua XV de Novembro, esquina Telles, sendo este a sede da Igreja Episcopal Brasileira da Comunhão Anglicana. Este terreno foi comprado em 28 de março de 1908, por 22 contos de réis. A Igreja fora erguida com fundos obtidos através de campanhas pelos adeptos. Construída sob orientação do pároco da época, o reverendo John Gaw Meem, que se responsabilizou pelo projeto arquitetônico, visto que era também engenheiro civil.
Com uma arquitetura marcante, em estilo gótico e de proporções grandiosas, mede 28 metros de comprimento por 11 de largura. Suas linhas, arcos, ângulos e janelas, tudo em perfeita sintonia. A torre do templo possui 27 metros de altura e o sino original tubular trazido da Inglaterra, e nas paredes, ornamentado por estreitos vitrais coloridos, importados de Nova Iorque, contendo símbolos sacros, mosaicos e texto bíblicos, que ao serem iluminados pelo sol dão ainda mais vida e destaque à construção.
A Princesa do Sul fora escolhida para o estabelecimento da Igreja Anglicana, pois na época, era a cidade mais importante do Estado depois da capital. Desfrutava de um sólido comércio, vários bancos e possuía a forte indústria do charque. Outro fato que influenciou a escolha, foi a de ser banhada pelo canal São Gonçalo, que permitia acesso aos navios que entravam no porto de Rio Grande e era passagem obrigatória para os que se dirigiam a Porto Alegre.
Iniciou suas atividades em 1892. Segundo a história, os cultos eram realizados em pequenas salas emprestadas ou nas residências dos paroquianos e só mais tarde, o primeiro culto aconteceu na parte superior de um sobrado alugado na Rua General Osório, 84.
Mensalmente, acontecem na Catedral, concertos de corais que são abertos ao público em geral. No mês de outubro realiza-se o Festival das Flores. Trata-se de um evento, com tradição litúrgica na Igreja Anglicana em todo mundo. Representa uma oportunidade, para através da contemplação das mais diversas espécies de flores, oferecer ao coração momentos de reflexão, silêncio e encantamento.
O templo é realmente lindo e está ali, bem no centro da cidade para ser admirado.
Até a próxima! Grande beijo.


Fonte: Folder da Catedral Anglicana do Redentor

Nenhum comentário:

Postar um comentário